Lembre-se que uma competição é um recrutamento

estudar portugues para concurso
Um concurso é acima de tudo um recrutamento. Os membros de um júri procuram saber se os candidatos serão bons profissionais no contexto das suas missões diárias. Assim, obviamente é o bom senso do candidato, a capacidade de raciocínio, o domínio do ambiente profissional e, de forma mais geral, a inteligência social que realmente farão a diferença.

Para estudar para concurso – Não se comporte como um estudante – Seria 2 partes ou 3? Devo sublinhar os títulos ou não? Se o meu resumo tiver 16 páginas quando nos aconselham a fazer 12, serei penalizado?

Essas perguntas são recorrentes e, claro, têm sua origem: os preparativos para estudar para concursos que visam aproximar os candidatos a moldes relativamente acadêmicos, mas muitas vezes distantes da realidade profissional. Claro que a forma é importante. É claro que o formalismo é necessário quando uma nota de resumo ou um relatório deve ser apresentado.

Mas esse formalismo não deve se tornar uma estrutura limitante para a expressão escrita. Os candidatos são adultos, profissionais, não estudantes. Portanto, eles não devem se concentrar apenas na forma, esperando ganhar um ou dois pontos extras porque sublinharam suas partes ou colocaram uma linha da mesma altura toda vez que tiveram que separar 2 parágrafos.

Os candidatos que realmente fazem a diferença são aqueles que confiam no formalismo de sua prova para estabelecer seu ponto. Os relatórios, as notas que escrevemos diariamente para os superiores, para os diretores, para os eleitos são documentos que devem ter um real formalismo, mas que acima de tudo devem ter significado. É o mesmo para os escritos de uma competição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *